Muita gente se pergunta: É fácil escrever um livro? Por onde eu devo começar? Basta simplesmente pegar um papel e caneta ou abrir o Word e começar a escrever? Olha, vou te dizer, o processo de escrita não é simples, não basta jogar informações aleatórias num papel e achar que está escrevendo um livro.
Cada autor terá as suas particularidades. Enquanto uns simplesmente abrem o arquivo e definem o capítulo na hora da produção, outros, por sua vez, preferem ter um roteiro mais bem elaborado para saber os próximos passos. Não existe certo ou errado. De todo modo, vou te dizer uma coisa, o processo de escrever um livro é mágico e único, você precisa se descobrir como autor para entender o que realmente funciona para você.
1. Anote as ideias que vão surgindo
Não ache que você tem que escrever o capítulo perfeito logo de cara, vá anotando as ideias e depois as destriche com calma. Melhor dizendo: O perfeccionismo vai te fazer nunca terminar. Quando você entender que, primeiro, o simples ato de escrever é o mais importante, você compreenderá, posteriormente, que haverá a fase de lapidação do próprio material.
Escreva, escreva e escreva. Faça rascunhos, rabisque, apague e escreva novamente. Depois você poderá voltar e retirar ou acrescentar o que julgar necessário, mas o principal é saber que o primeiro texto não será definitivo (sim, costumamos mudar bastante).
2. Organização é essencial
Se você leva o ato de escrever a sério, precisa saber que organização é essencial para que você tenha o hábito da escrita. A constância é necessária para que você possa se aperfeiçoar como autor. Reserve um horário e um local específico longe de distração. Se você quer ser um autor profissional, então aja como um profissional. Simples assim! Mas se você não se importa, nem sei porque está lendo esse texto.
3. Escolha o gênero que você goste
Esse ponto é muito importante e eu vou te dizer a razão. Não escreva determinado gênero apenas porque ele está no hype. Escreva um gênero que você goste, se identifique e o seu processo de escrita será prazeroso e fluirá muito melhor. Exercite a sua escrita e desenvolva o seu próprio estilo. Tenha personalidade!
Escolha um gênero e pesquise bastante sobre ele, isso é o mínimo. Lembre-se o quanto é fundamental estudar sobre coisas que possam deixar o seu texto mais rico.
Escrever um livro é uma tarefa árdua, mas a sensação de finalizá-lo é muito satisfatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, mas seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com ❤
Até mais!