22/03/2024

RESENHA: TERMINE




Título: Termine
Autor(a): Jon Acuff
Número de páginas: 192
Editora: Hábito
Sinopse: Se você está cansado de ser um iniciador crônico e deseja se tornar um finalizador consistente, tem duas opções: continuar a se cobrar cada vez mais, ou dar-se o presente de concluir seus objetivos. Jon Acuff, enquanto ministrava um curso online de trinta dias para ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos, aprendeu que os exercícios mais eficazes não eram aqueles que conduziam a esforços maiores, mas os que aliviavam a pressão. O autor, então, compreendeu que o obstáculo mais traiçoeiro não é a preguiça, e sim o perfeccionismo. As estratégias de Termine são contra intuitivas e podem parecer trapaça. Entretanto, são baseadas em estudos, com centenas de participantes, conduzidos por um pesquisador. Você pode pensar que se divertir, eliminar regras secretas e escolher algo para falhar intencionalmente não funciona. Os dados, porém, apontam o contrário. As pessoas que se divertem são 43% mais bem-sucedidas. Divirta-se e Termine aquilo que se propõe a fazer!

“Quanto menos as pessoas almejavam a perfeição, mais produtivas se tornavam.”

 

Estudos revelam que apenas 8% das pessoas cumprem as metas de ano novo que se propõem. O problema delas não é iniciar alguma coisa, mas sim, finalizá-la.

Interessante que ele também se colocava nessa estatística. Antes de buscar uma resposta para isso, ele se julgava simplesmente uma pessoa preguiçosa.

📍Quantas vezes você já deixou de fazer algo por achar que não era suficiente? Ou ficar fazendo repetidamente a mesma coisa (sem avançar para uma nova fase), por achar que nunca está bom o bastante?

É claro notar um ponto: O perfeccionismo estagna. 👋🏻 

Aliás, ele pontua que o perfeccionismo mente quando diz que temos que desistir de algo quando não está perfeito.

Assim, ele nos ensina diversas formas para finalizar um projeto, entre as quais, fazer metas realistas, eliminar empecilhos, usar atalhos, inserir diversão.

Destaco: O autor explica que estamos acostumados a vincular metas a algo “complicado e doloroso”, que exige tão somente sacrifícios. De fato, é preciso fazer abdicações (muitas), mas por que não podemos tornar esse processo mais simples e agradável para nós?

Esse é o cerne da questão. Podemos! E se você acha questionável usar atalhos, pois bem, como ele mesmo diz, “pare de usar o google”.

✨ A escrita do autor é clara, leve, direta e sem enrolação. Ele é tão sincero (e se coloca tanto no lugar do leitor), que algumas partes da leitura chegam a ser engraçadas.

A linguagem é acessível e simples, e o final dos capítulos traz indagações, o que permite com que coloquemos em práticas as suas instruções.

Outro destaque vai para a chamada “paralisação por análise”. É aquilo que te empaca. Você pensa tanto, planeja, esboça algo PERFEITO, mas nunca inicia. Esse “deixar para depois” é uma armadilha. Precisamente explica que criamos esconderijos, perdemos energia com aquilo que não agrega. Até quando?

💚 Que leitura excelente! Recomendo mil vezes sem medo! Faz muita diferença na mentalidade daqueles que têm dificuldade em finalizar os seus projetos.

Você tem dificuldade em terminar algo? É perfeccionista?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo bem?
Anônimo está liberado, mas seja educado!
Qualquer dúvida e/ou sugestão, você pode entrar em contato comigo através do e-mail dearmasen@gmail.com
Até mais!

Advogada, escritora, leitora constante, perfeccionista, metade anáfora, metade metáfora e uma romântica nata.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POPULARES

NO INSTAGRAM: @DEARMASEN

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
CONTEÚDO AUTORAL. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime! Gostou das frases e dos textos? Pode compartilhar, mas NÃO RETIRE OS CRÉDITOS!




Tecnologia do Blogger.

Leitores