27/11/2021

Resenha: As vozes da floresta

 



Título: As vozes da floresta
Autor(a): Ricardo R. P. Resenda
Número de páginas: 239
Sinopse: Quando pessoas começam a desaparecer misteriosamente na cidade de Alvorada, a ordem dos caçadores e demônios é chamada. Maya, uma jovem humana de apenas dezenove anos, e Naesalor, um elfo com mais de seis séculos de vida, são enviados para solucionar o problema. A princípio, a suspeita é de que seja apenas mais uma missão simples para a dupla, mas eles sabem muito bem que o ramo em que trabalham costuma esconder muitas surpresas desagradáveis.

''É por isso que eu espero que você entenda que alimentar alguém com falsas esperanças não é ser gentil.''


Não tô trazendo mais uma resenha tão rápido assim não, né? haha. Oii, gente! Estão vendo certo SIM. Mais uma resenha saindo, dessa vez da obra do autor parceiro Ricardo Resende. Vamos lá?


A obra já inicia com tensão. Muita tensão. Esse é um livro que te deixa nervoso nas primeiras páginas, durante a leitura do prólogo. Em As vozes da floresta temos Maya, uma jovem de apenas dezenove anos, que, apesar da pouca idade, faz parte da chamada Ordem dos Caçadores de Demônios. Quando uma série de desaparecimentos assola a cidade de Alvorada, todos têm ciência de que a Ordem é a única capaz de solucionar o caso, momento este em Maya é requerida juntamente com o seu mentor, Naesalor, um elfo de uma inteligência ímpar, de mais de seis séculos de vida. Haja experiência, hein?


Trata-se de um livro de aventura/fantasia com um aspecto bem maduro, o que me surpreendeu bastante, porque acrescentou bastante ao enredo, haja vista que isso fez a história ser contada com mais concretude. Voltando aos acontecimentos, quando os integrantes da Ordem dão início à investigação, não é difícil notar que o caso é mais complexo do que eles podem imaginar. Ou seja, aquilo não seria resolvido facilmente.


Ainda no começo dessa jornada, mais dois personagens tomam conta da cena, quais sejam, o Arqen e a Nina. Eu até iria contar como esses personagens adentram na história, mas achei melhor não, porque isso seria spoiler com detalhes que fazem muita diferença. Afinal, ler uma cena de tensão já sabendo o que vai acontecer tira essa expectativa, né? Basta saber que ambos desenvolvem um papel de suma importância para esse desenrolar. 


''De qualquer forma que não exponha você ou a Ordem ao ridículo. O desprezo e a polidez são duas formas mais interessantes do que xingamentos infantis ou cara de raiva.''

 

Pra quem gosta de livro com muita aventura, suspense, tensão e pitadas de fantasia na medida certa, a escolha é essa. Você se apega aos personagens com muita facilidade, e esse é até um ponto que eu preciso dar ênfase. A criação dos personagens foi pensada de maneira que o leitor os identifiquem com precisão. É exatamente isso, cada um possui a sua singularidade e isso os tornam únicos. As personalidades são bem distintas.


No tocante ao cenário, este também não deixou a desejar. Os detalhes são na medida certa. Creio que o autor não deixou nada fora do lugar, até o tamanho dos capítulos tornou a leitura mais leve, ainda que as situações fossem tensas. 


A cada capítulo, você prende a respiração temendo o que vai acontecer e acho que essa é a chave para quem propõe um livro com essa temática, fazer com que não tenha tanta obviedade e o leitor fique ansiando por mais. E por falar em mais, cá entre nós, o livro deixa um gosto de quero mais e um caminho bem aberto para uma continuação.


''Vocês são bons, eu tenho que reconhecer. Mas nós estamos no meu território e, aqui, ninguém é melhor que eu.''


Para não me estender muito, preciso finalizar dizendo que AMEI a diagramação do livro, até mencionei isso lá no instagram. A preocupação com diagramação deixa a leitura mais atraente e gostosa para fluir. A cor das páginas, fonte, divisor de cenas... Sem defeitos. Até mapa e ilustração dos personagens o livro tem. Recomendo!


É o tipo de obra que você pega e só para quando finalizar.


Me digam, já conheciam?


Ah, não esquece de me seguir lá no instagram: @dearmasen. As resenhas agora também são postadas por lá. Então vem falar sobre livros comigo na outra rede também. <3

20/11/2021

Resenha: A borboleta, o sonho e o corvo

 



Título: A borboleta, o sonho e corvo
Autor(a): Andreia Fernandes
Número de páginas: 274
Sinopse: A narrativa de três personagens se entrecruzam em A borboleta, o sonho e o corvo, novo romance de Andreia Fernandes. Santiago, um advogado em crise existencial, tem a visão de um crime que aconteceria dentro do metrô. O episódio se deu quando ele estava no meio da rua. De repente, tudo escurece, a visão se manifesta e uma borboleta voa em meio ao breu. Ele pensa que enlouqueceu. Alguns dias se passam e o incidente aparece estampado nos jornais. Outras visões acontecem. Sempre da mesma forma. A escuridão, a visão, a borboleta. E os crimes, semanas depois. Outra coisa estranha lhe acontece: passa a se lembrar com frequência de uma antiga paixão que nunca esquecera totalmente. Teresa volta ao Brasil para enfrentar seu passado. Há anos, descobriu que os atestados de óbitos dos pais eram falsos. Eles desapareceram durante a ditadura e ela tentou encontrar seus corpos. Diante de ameaças, abandonou tudo, inclusive uma grande paixão e foi morar no exterior. Agora, resolve resgatar a sua história. Mas volta a sonhar com um corvo que a persegue. Dr. Rogério é médico. Trabalhou no IML do Rio nos fins dos anos 60. Por acaso, teve um affaire com Teresa, assim que ela voltou ao Brasil. Ao descobrir sua identidade, não quer que o passado seja revelado. O romance se desenrola acompanhando esses personagens. Embora nunca se encontrem, eles vão se engendrando numa mesma trama. Santiago questiona a própria lucidez, mas segue obcecado por suas visões e tenta impedir que as mortes se concretizem. Teresa, na busca pelos corpos dos pais, enfrenta seu passado sem perceber o perigo que a espreita. E Dr. Rogério persegue aqueles que julga serem seus algozes.

''Somos espantalhos de nós mesmos... [...] Precisamos nos defender dos pássaros agourentos que vêm nos devorar as estranhas...''


Olá, gente! Estou voltando essa semana com mais uma resenha. Dessa vez, do livro ''A borboleta, o sonho e o corvo'', da autora parceira aqui do blog Andreia Fernandes. 


Para começar essa resenha, não vejo outra maneira do que dizer logo de cara que essa é uma leitura que você precisa fazer com calma. Isso mesmo! É uma obra que você precisa parar, focar e se concentrar por completo em cada mínimo detalhe, porque um trecho que passar despercebido pode fazer muita diferença. Então, desde início, sigam atentos!


A obra traz a narrativa de três personagens, o Santiago, a Teresa e o Rogério, que, de alguma maneira, possuem suas vidas entrelaçadas. Antes de adentrar mais na história, é importante saber um pouco sobre cada personagem.


Pois bem, a princípio, falaremos da Teresa, uma mulher que passou um tempo morando fora do Brasil e teve sua vida colocada de cabeça pra baixo ao descobrir que os atestados de óbito dos seus pais foram falsificados. Sendo pega de surpresa, não é de se espantar a indignação que toma conta de si ao ver que não tinha conhecimento de algo de tamanha magnitude. Falar dela e não destacar a sua amiga Margot é impossível, uma pessoa de alto astral que tem participação significativa na história.


Rogério, por sua vez, é um médico misterioso, assinou tantos atestados de óbitos falsos durante o período da ditadura militar que agora não consegue mais viver tranquilamente. O seu passado obscuro lhe atormenta e martiriza a cada dia, não é fácil ignorar tudo o que fez e deixar isso guardado numa gaveta. Afinal, os problemas martelam e sempre estão dispostos a perturbar.


A outra narrativa é a de Santiago, um advogado frustrado com a própria profissão e acrescento que até mesmo com a própria vida, de um modo geral. Resolvi deixar para apresentar ele por último porque sinto que é o personagem que mais se destaca nessa trama e há, portanto, mais pontos a serem debatidos. Em suma, todos os personagens têm que lidar com o seu próprio martírio e esse sentimento de angústia, caos e confusão mental é passado com muita precisão pela autora.


- E quem é você para vir falar de buraco negro? - Seu amigo. O olhar de Vinícius antes de virar as costas e ir embora. Uma fisgada. Uma flecha envenenada. Direto no coração. Desde esse dia, não se falaram mais.


Santiago começa a ter visões de tragédias e acha que está enlouquecendo. Do nada, tudo vai ficando estranho e o personagem fica completamente desnorteado. Em razão disso, ele passa a subestimar sua própria mente com cada vez mais frequência, porque nada do que via parecia ter um sentido lógico. Entretanto, como explicar quando a primeira visão se tornou real? Coincidência? Mas o que fazer quando outra visão também se concretiza?


O leitor é envolvido por todas essas preocupações que passam pela cabeça do Santiago e, muitas vezes, também se sente tão perdido quanto ele. A autora trabalhou muito bem na construção dos personagens, a frisar, do Santiago, e isso faz com que compreendamos a perspectiva dele sobre os acontecimentos. Outrossim, as passagens de tempo, ora passado, ora presente, não confundem a mente do leitor, esse desenvolvimento foi pensado de forma inteligente. Entretanto, ainda friso, você precisa estar sempre atento ou vai ficar sem compreender os detalhes.


''Às vezes, me sinto no epicentro de um terremoto. Ou no meio de um rodamoinho. A qualquer momento serei arrastada para abismos.''

 

Santiago demonstra rotineiramente suas frustrações, seja com as pessoas, com os acontecimentos, com sua profissão, com seu antigo casamento, com a sociedade, com absolutamente tudo. Ele realmente se sente insatisfeito com cada âmbito e essas visões parecem deixá-lo cada vez mais desorientado e sem controle acerca da sua vida.


Discordo com muitas coisas faladas pelo personagem acerca da sua profissão. Também sou advogada e a concepção que tive é que ele não aceita lidar com as consequências de coisas que foram da sua própria escolha. Além disso, nós temos que ser a mudança que queremos. Santiago se frustra com tudo e todos, e as pessoas também se frustram com determinados comportamentos dele, mas isso não é algo que ele pensa. A mencionar, por exemplo, o fato de estar com a pensão alimentícia de suas filhas atrasadas por três meses. Ele, como advogado, deveria saber o quanto isso é prejudicial pra elas e o que isso acarreta, juridicamente. Que feio, doutor! (falo já sabendo que ele reprova esse vocativo também).


Tem dificuldade para se mover. Tudo escurece. E uma borboleta voa no meio ao breu. Azul.


A autora trabalhou o enredo com muita técnica e perspicácia. Compreender como a vida dessas três pessoas tão distintas estão ligadas é algo que você só conseguirá fazer lendo o livro. A confusão acarretada pelas visões é tanta que até o leitor fica tentando entender o que está acontecendo. Uma palavra define o desfecho: surpreendente. Eles nos pega realmente de surpresa. Eu senti falta de mais algumas páginas para explicar a situação, acho que isso deixaria a trama bem fechadinha.


O livro embora esteja no gênero romance, eu acho que vai mais para um suspense, porque a gente fica o tempo todo querendo saber o que vai acontecer. Agora me digam, já conheciam essa obra? 


Não esquece de seguir o blog e me seguir também lá no instagram, meu user é @dearmasen

Beijos!

14/11/2021

RESENHA: ENTRE DOIS MUNDOS


Título: Entre dois mundos
Autor(a): Talita Salvador
Número de páginas: 584
Pare! Agora pense por um momento naquele sonho ou imenso desejo de algo, o qual você nutriu a vida inteira. Pensou? E se a oportunidade de tornar esse sonho realidade lhe fosse ofertada? Como se sentiria? Mergulharia de cabeça, mesmo que isso envolvesse vários riscos? Será que nossos sonhos realmente se concretizam sempre como esperados?
Iris Tralli é uma jovem astrônoma, nascida e crescida na cidade de São Paulo, a qual leva uma vida rotineira e até mesmo um tanto monótona, quando inesperadamente é convidada a fazer parte de um projeto piloto organizado pela NASA. É dada a ela justamente a oportunidade única de colocar em prática seu maior sonho: um projeto que lhe custou anos de trabalho. Com um time de pessoas recrutadas de todas as partes do globo, ela enfrentará o desafio de fazer uma viagem interplanetária em um projeto nunca antes testado. Durante todo o processo, Iris terá que lidar com diversos obstáculos inesperados, descobertas que nunca imaginou existirem e muitos conflitos internos. Ela passará por vários desafios para, finalmente, embarcar em seu sonho. Mas será que isso tudo valerá a pena? Dois mundos é uma história emocionante a qual irá te prender do início ao fim, salientando vários temas conflitantes como conquistas, perdas, amizade, amor, ódio, preconceito e, acima de tudo, descobertas. E aí, está pronto para embarcar?

''Desejamos a todos uma boa viagem e boa sorte!''

Olá, pessoal! Finalmente estou voltando com as minhas amadas resenhas. Para isso, trago hoje a resenha do livro ''Entre dois mundos'', uma obra da autora parceira Talita Salvador, cujo gênero é a ficção científica e fantasia. 

''O monitor do painel de controle apagou-se e, logo em seguida, reacendeu com números pausados aparecendo em sequência... 10, 9, 8,7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.''

Conforme a própria sinopse já menciona, Iris é uma astrônoma que trabalha há um tempo num projeto com o seu amigo Rafael. Não vou adentrar em detalhes acerca do projeto para não passar muito spoiler, mas, desde já, adianto que é algo de grande complexidade onde ambos investiram muito tempo e estudo. Ocorre que os jovens são surpreendidos quando Iris é chamada para participar de um projeto piloto da NASA, que colocará em prática tudo aquilo que os dois passaram anos estudando.

Insta frisar que, embora fosse um projeto realizado pelos dois, apenas Iris é chamada para fazer a viagem, fato este que gerou uma certa revolta em Rafael. Afinal, como poderia ser excluído de algo que também contou com tanta dedicação da sua parte? Esse é o primeiro ponto que se faz importante mencionar, a autora criou um rápido conflito e conseguiu solucioná-lo tão rápido quanto, de uma maneira coerente e objetiva. Isso é interessante porque deu maturidade ao enredo, mostrando a realidade que às vezes mal entendidos existem sim, e tá tudo bem pedir desculpas quando é necessário.

Enfim, sabendo disso, um determinado grupo de pesquisadores de toda parte do mundo são chamados para embarcar nessa missão, exceto o Rafael, mas não fiquem tristes por ele, o personagem exercerá um papel importante ficando do lado de cá, e o motivo da sua exclusão também foi algo que faz sentido.

A escrita da autora é leve e objetiva, com ótimas descrições dos cenários e das cenas, o que faz com que as páginas acabem fluindo com naturalidade. O livro é grande, mas isso não torna a leitura monótona, o tamanho foi essencial para que a história pudesse ser contada no seu tempo certo, sem que fosse preciso resumir momentos tão cruciais para o entendimento de como chegaram a determinado local e como lidaram com essa situação, por exemplo.

 
''[...] um barulho ensurdecedor tomou conta de toda a cabine e ao mesmo tempo senti meu corpo sendo pressionado contra a cadeira com um impulso para baixo. A gravidade tentando de todo jeito exercer seu poder e trazer-nos de volta ao chão, mas seu esforço era em vão, estávamos decolando.''


Muitos momentos são emocionantes, você acaba se vendo na cena. Uma das pessoas que também adentra nesse projeto é o Matheus, e é um personagem no qual você se apega. É inteligente, forte, perspicaz e também divertido, a seu modo. É o personagem que, a princípio, pensei que não gostaria tanto, entretanto, posteriormente, ele que roubava a cena e mostrava para o que veio. Assim sendo, muitas coisas não saem como esperado e ele é o tipo de pessoa que você torce para que consiga resistir mais um dia em todo aquele caos que estão vivendo.


Esse é um outro ponto, embora seja um projeto piloto da NASA, isso não significa que todos estão indo na mais completa segurança. Pelo contrário, justamente por tratar-se de um projeto piloto, os riscos e as consequências são inúmeras, o que faz com que a jovem astrônoma siga na busca do seu sonho tendo que deixar tantas coisas para trás. As coisas não são simples e fáceis, é tudo muito perigoso, e a ida é uma prova de dedicação e disposição total. Ou seja, é entregar-se de cabeça naquilo que está se propondo, sem olhar para trás. Isso nos faz pensar: será que realmente valia a pena arriscar a própria vida em detrimento daquilo? Mas aquele era um projeto que ela tanto sonhou.


A aterrisagem não é como o esperado e naquele universo novo eles terão que lidar com inúmeras dificuldades, sobretudo, aquela de ter que lidar com o luto da perda e seguir em frente em busca de uma solução, mesmo estando tão abalados psicologicamente. Os personagens mostram a importância de se manterem unidos, da amizade desenvolvida e até mesmo o quanto temos que continuar nutrindo esperanças, ainda que ela pareça ser impossível.


''Estamos aqui, mas parece que não chegamos a tempo, não é? Então é isso! Pelos menos a vista aqui é muito bonita!

Obviamente que não darei spoilers, mas nessa cena tenho que dizer que fiquei muito tocada. Isso é o que uma boa leitura faz, nos teletransportar para dentro da obra e fazer com que a gente viva tudo aquilo com os personagens. O enredo foi bem construído, não há descrição desnecessária de detalhes e cada ponto foi bem colocado com naturalidade. 


''Prometa que vão conseguir sair desse inferno e voltar para a Terra, me prometa!''

Para saber como tudo isso vai terminar, vocês precisam ler o livro. Volto a dizer que a autora tem uma escrita que faz a leitura fluir sem problema e que conseguiu construir a obra de modo preciso, claro, objetivo e convincente. A leitura me agradou bastante, foge do normal e do óbvio.


Agora me digam, já leram ''Entre dois mundos'' ou já ouviram falar desse livro? Vocês acreditam em vida fora do nosso planeta? O que acharam?


Não esquece de seguir o blog e me seguir também lá no instagram também. 

Beijos e até a próxima!

Advogada, escritora, leitora constante, perfeccionista, metade anáfora, metade metáfora e uma romântica nata.

O QUE ESTÁ BUSCANDO?

POPULARES

NO INSTAGRAM: @DEARMASEN

Copyrights


Todos os direitos reservados - Copyright ©
CONTEÚDO AUTORAL. Proibido cópia total ou parcial. Plágio é crime! Gostou das frases e dos textos? Pode compartilhar, mas NÃO RETIRE OS CRÉDITOS!




Tecnologia do Blogger.

Leitores